Divinópolis terá um CLIA (Centro Logístico e Industrial Aduaneiro) em funcionamento a partir de 2013. O centro permitirá que as importações vindas do porto do Rio de Janeiro passem por Divinópolis antes de seguir para a região metropolitana. No ano que vem provavelmente começarão as obras para a construção de mais um trilho que ligará a cidade do divino a capital carioca, para permitir a criação do CLIA.
De acordo com o secretário adjunto de fomento econômico, José Elísio Batista, as EADIS (Estação aduaneira do interior) já funcionavam em formato parecido com os CLIAS e serão transformados nestas. As EADIS eram chamadas erroneamente de Portos Secos pela população em geral porque são o caminho das importações e exportações no interior.
Já existiam 6 EADIS em Minas Gerais em Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Betim, Confins e Varginha. Com a mudança, todos os EADIS agora serão chamados de CLIA. Outras cidades como Montes Claros e Divinópolis serão transformados em CLIA assim que atenderem a todos os pré-requisitos.
Entre eles é necessário que os trilhos sofram algumas modificações. Segundo Elísio, já há um projeto para colocar um terceiro trilho no Rio de Janeiro para que os trens mineiros possam transportar mercadoria nos largos trilhos cariocas. As obras devem começar no ano que vem.
Outra condição para Divinópolis ser um CLIA é ter uma empresa responsável por receber e enviar as mercadorias, funcionando como um “cartório”. “Ela vai controlar a entrada e saída. O nosso complexo da Ferradura já tem condições para isso porque tem uma área de 500m² que permite a construção dessa empresa” explicou Batista.
Para a criação do CLIA também é necessário que o número de importações seja muito alto, o que não é o caso de Divinópolis. Por esse motivo a nossa cidade, conforme disse o secretário adjunto, servirá como um caminho para levar as importações para Belo Horizonte e região.
A expectativa do Governo Federal é que o Centro Logístico facilitará o aumento das importações da região metropolitana. “O governo federal criou o CLIA que vai isentar as mercadorias de impostos reduzindo em muito o preço de tudo. Eu posso comparar o que teremos aqui com a Zona Franca de Manaus” frisou Elísio.
Outra característica do complexo da Ferradura que permitiu a escolha foi a característica de ser uma região intermodal (possuir vários modais). “Nós temos aqui o modal rodoviário, o modal ferroviário, o modal marítimo e o modal infoviário (de dados) e isso faz uma diferença enorme)” exemplificou o secretário adjunto.
Benefícios
O secretário destacou que a implantação desse centro vai permitir que além de as mercadorias chegarem num preço mais barato, a matéria prima saia a preços bem mais baixos que os atuais. “Além de termos vários benefícios nas importações e exportações teremos um estímulo industrial muito grande. Porque se a matéria prima chega a Divinópolis barata, as indústrias vão se interessar em instalar filiais aqui, trazendo mais emprego e desenvolvimento para a cidade” disse.
Batista acredita que a partir de 2013 o CLIA de Divinópolis já deve entrar em funcionamento.
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