Comecei este blog através de uma ideia que cresceu e virou um grande projeto de vida, além de um excelente portifólio. A ideia inicial era informar os novos jornalistas (chamados de foca, e por isso o nome do blog) sobre os desafios e os melhores rumos. Seguindo esta ideia aí vai um texto sobre o mercado que eu enxergo atualmente.
O mercado comunicacional de Divinópolis está longe dos mercados dos grandes centros que além de estarem saturados já vivenciam o jornalismo empresarial. Este começa a chegar na cidade e a ganhar o seu espaço.
Grandes empresas daqui começaram a contratar aqueles jornalistas que se destacam na sua área ou que tem um grande Q.I. (Quem indica). Uma das primeiras empresas foi a Patmoss que contratou Jéssica Ramos que está quase se formando mas já mostra um trabalho incrível a frente do Salão Cabelo & Cia. Outra empresa a sair na frente é a Cedro Seguros que atualmente está com um grande profissional da área, Davidson Ferreira, que atuou por vários anos na frente da TV Pitágoras.
Outras empresas seguindo os exemplos das apresentadas acima se interessam cada vez mais em divulgar os seus produtos através de ações que não "sujam" a cabeça dos clientes. Outdoors, busdoors e propagandas em geral estão enchendo a cabeça daqueles que se informam diariamente. A saída agora é encontrar meios de destacar a empresa sem forçar a sua publicidade.
O mercado está cheio de clientes em potencial para você foca, que pode e deve correr atrás de um emprego seguro e sem grandes emoções como é o jornalismo de campo. As vantagens são: o salário que, sem dúvida, é muito maior, e a garantia de saídas nos horários previsto. A desvantagem é a fuga do jornalismo para muitas vezes o que chamamos de uma publicidade disfarçada em formas de matérias. A escolha é sua e o mercado está aberto para quem quer crescer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário