Você conhece alguma Foca? Imagino que ao fazer essa pergunta muitos de vocês irão responder: "dãã, mas é claro que não!" sem ao menos saber o significado jornalístico da palavra. Expliquemos: Foca, segundo Romildo Sant'Anna, curador do Museu de Arte Primitivista, não é apenas aquele simpático animal das águas salgadas, como também o Jornalista em início de carreira.
O Foca tem como característica ser extremamente curioso, geralmente é bem eclético e fica com as matérias mais chatas que, claro, são empurradas a eles pelos Jornalistas profissionais. Apesar de não entender quase nada mostra-se um profundo entendedor de termos específicos mas quando mal se vira as costas, lá está ele "jogando no google" todas as palavras desconhecidas. O Foca tem vergonha de não saber tudo que os outros sabem.
O Jornalista em início de carreira não tem muitas roupas sociais, e pede emprestado blusas a quem vê pela frente, sempre com o intuito de combinar com sua única calça preta básica social. Estas usadas para fazer passagens, imensamente adoradas por ele [Aí vai a minha primeira dica: Passagem é o momento da reportagem em que o repórter aparece, geralmente ele cita dados], mesmo que para isso passe o dia inteiro tentando decorar as frases, e ainda mate os editores de raiva depois de 20 passagens ruins e uma que "salve" o seu esforço.
O Foca só é Foca quando dedica-se. E fatalmente vai tornar-se o repórter que se preza, o jornalista de honra. Os demais são falsificados: fogem da raia, se vendem por tostão furado, não têm amor pelo que fazem. "O Foca faz de si a base da experiência e o motor da responsabilidade, que só germinam na ação guerrilheira da juventude."
Portanto, após todo esse banho de conhecimento duvido que alguém responda a minha pergunta inicial com uma negação, afinal há um jornalista em cada esquina comentando sobre os 5 advogados em baixo de cada árvore, que esperam os 20 dentistas quebrarem os galhos para processá-los. É, eu ainda sou uma Foca...
Essa reportagem visa explicar o nome do blog: Adestra-se Focas. Apesar de eu ainda ser uma, já tenho algum conhecimento que possa ser passado a outras Focas... Dúvidas, críticas, sugestões de pautas, envie para o meu email: rieggjessica@gmail.com ou comente aqui mesmo!
Obs.: Algumas informações aqui postadas são situações passadas por mim, ou por meus amigos. [São todos fatos verídicos]
Um comentário:
Focaaaa...obrigadaaa!
Boa sorte pra vc tb!
=D
Imitona não pÔ! só pq eu sou dalit?
kkkkkkkkkkkk
BejãooO!
Postar um comentário