quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O resultado do ENEM saiu, e agora?

O MEC (Ministério da Educação) pretende liberar as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) hoje e abrir as inscrições para 47.913 vagas em 23 universidades federais amanhã (29). O início das inscrições no chamado Sistema de Seleção Unificada (Sisu) depende do fim da correção e entrega dos resultados do ENEM.

O ENEM de 2009 causou muita discórdia entre alunos e profissionais da educação porque foi totalmente modificado, e logo depois sua prova foi roubada e teve que ser adiada. Muitos alunos tiveram que escolher entre a prova, e entre os vestibulares que não aceitariam a nota do exame.

Foi o caso de Gabrielle Martins, estudante, que por causa da mudança de data não pôde fazer a prova da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ). “Tive que adiar viagem, perdi um vestibular no qual já estava inscrita e agora só a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vai aceitar a minha prova. Não fui muito bem no ENEM e agora talvez, ele que deveria me ajudar, vai me prejudicar, já que também não havia estudado para essa prova” afirmou a aluna que acredita que as mudanças abalaram tudo o que ela já havia aprendido dentro de sala de aula.

Além de prejudicar no ato de fazer a prova os estudantes também serão prejudicados no início do semestre. Os calouros na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) só começarão a freqüentar as aulas em 29 de Março, perdendo assim no mínimo um mês de aula, que serão compensados em Julho. Os alunos excedentes entrarão ainda depois. O PROUNI também teve que adiar seus resultados, e para não prejudicar os alunos o ministério pretende fazer uma pré-matrícula dos selecionados. Assim, poderá ser postergada a fase de comprovação de informações referentes à renda familiar e ao histórico escolar.

O MEC afirma que o atraso não prejudicará o início do semestre letivo. Segundo o ministério, a meta é selecionar pelo menos 80% dos bolsistas até o fim de fevereiro. Os demais ingressarão ainda em fevereiro ou em março, lembrando que nas faculdades particulares as aulas geralmente começam no início de Fevereiro.

A universitária, Glauce Diniz, afirma que será prejudicada com a demora do resultado, pois suas aulas começam no dia 8 e ela ainda não saberá o resultado. Dessa forma poderá perder um mês do benefício por causa da demora da entrega das notas. “Já tive que adiar vários compromissos pra fazer a prova por causa da irresponsabilidade dos outros, espero que valha a pena” confirmou a aluna.

De acordo com o Jornal O Globo, o Sisu selecionará candidatos para 51 instituições de ensino. Além das 23 universidades federais, as notas do Enem serão usadas por 26 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, pela Universidade do Norte Fluminense e pela Escola de Estatística do IBGE.

Caso não consiga abrir inscrições na sexta-feira, o MEC pretende fazer isso na segunda ou terça da semana seguinte. Os candidatos terão então quatro dias úteis para escolher o curso e a instituição onde pretendem estudar. Nesse período, será possível saber se a nota obtida no Enem é suficiente para garantir a vaga.

Ao constatar que a nota não é alta o bastante, o candidato poderá optar sucessivamente por outro curso e/ou instituição. Encerrada essa etapa, o MEC dará prazo de sete dias para as matrículas. A assessoria de imprensa do MEC anunciou que o estudante deverá fazer a matrícula pessoalmente. Depois disso, será aberto um novo período de inscrições para as vagas que não tiverem sido preenchidas.

A ideia é que cada candidato possa consultar as notas pela internet. O Inep vai divulgar cinco notas - uma para a redação e outras quatro referentes aos testes com questões objetivas: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. No Sisu, o peso de cada nota poderá variar conforme o curso ou a instituição. Nesse caso, o próprio sistema fará a ponderação.

Matéria publicada no Jornal Gazeta do Oeste

ANS anuncia mais 70 procedimentos no plano de saúde

No dia 12 a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciou mais 70 novos procedimentos que serão obrigatórios nos planos de saúde. Além disso, ela aumentou o número de consultas para fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional e psicólogo. A obrigatoriedade valerá para planos de saúde contratados a partir de 1999 e valerá a partir de 7 de junho.

De acordo com matéria publicada no Globo, transplante de medula, com a medula de terceiros, terá que ser coberta por qualquer plano de saúde. O PET-Scan (exame para diagnóstico precoce de câncer), o teste do olhinho, teste de HIV rápido para gestantes e oxigenoterapia hiperbárica são exemplos de procedimentos que também entraram na lista.
O número de consultas obrigatórias de fonoaudiólogo subiu de 6 para 24 por ano, de nutricionista de 6 para 12, de terapia ocupacional passou de 6 para até 40 e de psicólogo, de 12 para 40.

De acordo com o superintendente da UNIMED, Fausto Varela, os planos de saúde geralmente não dão uma cobertura maior do que a ANS obriga porque isso subiria muito os preços e os clientes preferem os planos mais baratos. Ele ainda afirmou que a unidade já cobria consultas ao fonoaudiólogo, ao terapeuta ocupacional e ao psicólogo, mas o limite era menor.

Fausto disse que o mais caro será o transplante de medula óssea “Esse procedimento custa em torno de R$80.000,00. Assim como ele, outros procedimentos incluídos também são muito caros”.

Entre os 70 novos procedimentos, 20 são na área de odontologia.

Segundo o diretor-presidente em exercício, Alfredo Cardoso, ainda não é possível estimar o aumento de custo das operadoras com a nova cobertura. Na última vez que a lista foi atualizada, em 2008, com a inclusão de mais de cem medidas, o reajuste ficou um ponto percentual maior do que se fosse contabilizado apenas o aumento dos custos já cobertos. No ano passado, o reajuste para os planos individuais foi de 6,76%.

Fausto ainda observou que somente no ano que vem é que o valor dos novos procedimentos será acrescentado aos planos de saúde. “As medidas ainda não estão valendo, portanto não sofremos nenhum impacto. A partir de junho, quando a medida entrar em vigor, veremos o quanto precisaremos aumentar, estamos numa fase de estudo de impacto” finalizou.

As novas regras foram publicadas no diário oficial da união e passam a valer no dia 7 de junho, e a lista será atualizada a cada dois anos. Essa é quarta atualização desde 1998, quando a lei entrou em vigor.

Matéria publicada no Jornal Gazeta do Oeste

sábado, 23 de janeiro de 2010

Enquanto Haiti passa fome, EUA temem invasão

No dia 12 de janeiro o Haiti sofreu com um terremoto de magnitude 7. O país recebeu várias doações e tenta se reeguer do pesadelo. O Brasil mantém 1300 militares no país. Já os EUA aportaram em Porto Príncipe com 16 mil soldados que controlam o porto e o aeroporto da capital.


Os EUA temem a invasão de território pelos haitianos por causa da situação em que o país se encontra. Escolas, hospitais, casas, supermercados e todo o resto essencial para a vida em sociedade foi praticamente destruído.


Milhares de crianças estão abandonadas sem ter com quem ficar e estão sendo encaminhadas para a adoção em outros países, onde terão condições de sobreviver dignamente. A situação é triste, cerca de 111.499 mortos, e para cada mil mortos 1 sobrevivente resgatado. Agora o governo do país encerrou a busca por sobreviventes diminuindo a esperança daqueles que ainda sonhavam em encontrar parentes perdidos.


Enquanto várias autoridades do país se preocupam em enviar dinhero e alimentos para os moradores do país, o governo americano teme a invasão de território. Ao invés de enviar mais soldados para ajudar na reestruturação do país, o que eles se preocupam é em impedir que os haitianos migrem para lá.


A invasão de território é, de certa forma, comum naquele país por proporcionar melhores condições a quem chega lá, mas esses haitianos, que passaram dias sem comer, jamais chegariam com vida aos EUA. O que o governo não pensa é que eles querem apenas viver em paz, e para isso precisam de uma estrutura no seu país, quase totalmente destruída pelo terremoto.


Se os Estados Unidos enviassem mais tropas para garantir a organização da distribuição de alimentos (completamente bagunçada e permitindo que apenas pessoas fortes consigam adquirir as doações) os haitianos provavelmente pensariam duas vezes mais em ficar no seu país.


É necessária a ajuda internacional urgentemente, é extremamente preciso que a ONU envie tropas de paz para ajudar nas construções e no cuidado com os feridos. É preciso ajudar o país a se reerguer.


Fico muito triste ao ver notícias como esta, em que o país só pensa na sua qualidade de vida, sem se lembrar que outros estão em uma situação caótica, e que eles podem resolver, ou pelo menos ajudar muito, o caos. Aguardemos os novos fatos enquanto os haitianos unidos, com a ajuda de tropas brasileiras que estão sendo enviadas, reconstruam seu país e sua dignidade.


Em meio ao luto, há sinais de que o país caribenho, o mais pobre das Américas, começa a voltar à vida. Os bancos devem reabrir no sábado e as agências de transferência de dinheiro voltaram a operar após reabrirem no sábado.  


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A política externa russa e a importância do Brasil na nova Guerra Fria

Reproduzo abaixo texto de extrema qualidade de Raphael Machado Silva publicado no Blog Perspectiva Política

Após a queda da União Soviética, com a consequente fragmentação de seu Império, a Rússia caiu em uma espiral de caos, desordem, corrupção e decadência que durou ao menos 10 anos. Aparentemente, a Guerra Fria havia sido ganha pelos EUA. Só havia restado uma grande potência de pé e alguns diziam que seria assim “para sempre”. A “história havia chegado ao seu fim”.

Após a ascenção de Putin ao poder na Rússia, porém, esse quadro tem mudado radicalmente. De modo lento, porém progressivo e incontível, a Rússia volta a assumir sua posição de direito como uma grande potência e como rival dos Estados Unidos da América e da China na disputa pela hegemonia global.

Putin tem conseguido efetivamente perseguir e capturar a maioria dos grandes oligarcas russos que lideram as máfias, os quais são todos ex-comissários e ex-burocratas comunistas, que aproveitaram a derrocada do regime soviético para “abocanhar” a maior parte do país por uma “pechincha”. O líder russo realiza constantes programas e toma iniciativas visando aumentar a fertilidade e a natalidade dos russos étnicos. Ordenou a expulsão de milhões de imigrantes ilegais. Começou a treinar adolescentes em campos militares. Venceu uma guerra contra a Geórgia e aumenta sua influência sobre seus vizinhos e sobre toda a Europa, graças ao fato de ser o principal fornecedor de gás no continente europeu.

Como era de se esperar, porém, o fortalecimento interno da Rússia e suas iniciativas na direção de um fortalecimento externo a colocam cada vez mais em choque com os interesses americanos. Ainda que nem Rússia e nem os EUA sejam tão hegemônicos hoje como eram nas décadas da Guerra Fria, ainda assim ambos recomeçaram um lento jogo de xadrez em busca da solidificação de áreas de influência.

Por enquanto os principais palcos de enfrentamento têm sido Europa e Oriente Médio, porém, cada vez mais a América do Sul se revela uma região estrategicamente importante para qualquer projeto hegemônico global. As condições naturais globais elevam cada vez mais o valor estratégico da posse de recursos energéticos e estes a América do Sul e, principalmente, o Brasil possuem em abundância.

Até então, o principal parceiro estratégico e econômico da Rússia tem sido a Venezuela. Porém, como apontou o jornal russo Pravda recentemente, a utilidade de uma parceria com a Venezuela é bastante limitada por conta da instabilidade e dos riscos que o referido país apresenta a uma proximidade econômica internacional, além do fato de que, aos olhos dos russos, parece que o único interesse venezuelano está na compra de armamentos. É inevitável, portanto, que o Brasil se torne nos próximos anos a principal arena de disputas de influência entre Estados Unidos e Rússia, graças a sua posição como potência regional e como importante fonte de recursos energéticos na América do Sul.

Para que o Brasil aproveite essa situação ao máximo, ele deve cessar de tomar atitudes diplomáticas unilaterais e tentar ser o mais equilibrado possível, durante o máximo de tempo possível, tirando proveito dos interesses russos e americanos, evitando nos comprometer com qualquer dos lados dessa rivalidade.

Infelizmente, me parece que a diplomacia brasileira é demasiadamente inexperiente nessa arte, sempre entregando-se “de corpo e alma”, ou a um lado, ou a outro.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Análise sobre o IPI. Redução ajuda os brasileiros?

O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de móveis, linha branca e carros flex, principalmente, foram bastante reduzidos ultimamente. De acordo com o governo a medida objetiva fomentar a economia, além de reduzir os efeitos da Crise Mundial.


Isso acontece porque com preços mais baixos as pessoas provavelmente comprarão mais e irão movimentar mais dinheiro. Dessa forma, objetos que estavam estocados aguardando clientes sairão das lojas e o lucro volta para o mercado, produzindo mais produtos.

A medida atingiu seu objetivo e o governo decidiu beneficiar mais produtos com a redução do IPI. Com essa redução os brasileiros poderão comprar mais, e percebem que o poder de compra aumentou.


A produção no Brasil desses produtos é grande, e por isso o governo escolheu certos produtos. Ela possui capacidade ociosa, e pode ser bem maior do que atualmente. 


Com essa redução, e agora com o aumento do salário mínimo, os brasileiros com toda a certeza comprarão mais e movimentarão mais ainda a economia do país. 


Isto pode acarretar o aumento da inflação já que haverá mais dinheiro movimentando a economia, e a produção pode não acompanhar esse ritmo de aumento.


Essa medida pode ser vista pela oposição como uma medida eleitoreira que visa apenas obter a aprovação dos eleitores e garantir a continuidade do governo do PT. Mas se  houver a verificação disso as eleições já vão ter passado. Assim os brasileiros já terão aprovado o governo do presidente Lula, acreditando que ele serviu para aumentar muito o nível de vida da população.


Matéria publicada no blog Perspectiva Política em 17 de Janeiro de 2010

domingo, 17 de janeiro de 2010

Alimentação é a melhor saída neste verão

Voltei pra academia :) É, início de ano faz isso com as pessoas... acompanhe nessa matéria dicas para um verão mais saudável. Ela foi publicada no dia 09-01-10 no Jornal Gazeta do Oeste.

Um hábito alimentar saudável pode auxiliar e muito na perda de peso. Nesta época em que as pessoas geralmente abusam nas festas de final de ano, nada melhor do que falar sobre alimentação. A melhor dica para não temer a balança é seguir a pirâmide alimentar, em que os alimentos que estão em seu topo devem ser consumidos moderadamente.

A nutricionista, Fernanda Sousa Coelho, afirmou que no final do ano são consumidos alimentos mais calóricos e gordurosos que engordam muito, e que em janeiro as pessoas geralmente querem perdê-los. Para isso, o primeiro passo a ser tomado, deve ser retomar a alimentação saudável e equilibrada.

Para consumir bem os alimentos neste verão Fernanda recomenda que todas as pessoas sigam a pirâmide alimentar. Em sua base (ou seja, esses alimentos são os que mais podem ser consumidos) estão os carboidratos simples e complexos, entre eles arroz, macarrão e cereais. Na segunda parte da pirâmide estão as frutas, os legumes e as verduras. Na terceira o leite e seus derivados e as carnes. E no topo (ou seja, os alimentos que devem ser consumidos moderadamente) estão os açúcares e os óleos.

Frutas e verduras variadas, além de sucos naturais são a melhor opção, já que comidas pesadas ou gordurosas podem causar indigestão. Além disso, a nutricionista recomenda que as pessoas comam coisas variadas e tenham uma alimentação equilibrada, tornando o seu prato o mais colorido possível (cada cor tem um nutriente diferente e necessário ao corpo). A cenoura, por exemplo, possui muita vitamina A, enquanto o abacaxi possui vitamina C. Já a carne é necessária para recuperação dos tecidos e para evitar a queda do cabelo.

Ela ainda alertou para as chamadas “fórmulas milagrosas de emagrecer” e afirmou que elas não têm nada de milagroso. “Tudo a gente fecha com a porcentagem de carboidrato, lipídio e proteína, não é nada assim: vou ficar 15 dias sem comer carboidrato, porque carboidrato que te dá energia pra fazer as atividades. Por exemplo, fazendo uma caminhada a gente ta trabalhando. A partir do momento que a gente tira, ficamos sem energia, e o organismo dá um aviso, depois de uns 15 dias a pessoa já começa a ter dores de cabeça, desmaios. Então dieta milagrosa é por pouco tempo, pois a pessoa vai ver que não dá conta de fazer por muito tempo” completou.

Fernanda também citou os medicamentos para emagrecer e afirmou que eles são sim eficazes, mas não emagrecem com saúde, porque ele inibe o apetite, mas quando ela para de tomar esse remédio o organismo volta ao que era, ou até pior.

Intervalo entre as refeições

O que muita gente acredita, é que para emagrecer, você deve parar de comer. Mas a nutricionista alerta: “o correto é fazer pequenas refeições de três em três horas. Isso porque se, por exemplo, a pessoa acordar e não tomar o café da manhã, ou não fizer nenhuma refeição no intervalo, vai almoçar muito mais, e isso vai engordar porque o organismo vai se acostumar a receber muita comida somente naquele intervalo de tempo, e ai armazenar mais gordura.”
Quanto ao mito da janta, Fernanda o excluiu completamente. Segundo ela, o jantar não engorda desde que seja feito adequadamente. Ele deve ser feito até as 19h30min porque a noite a digestão é mais lenta. Não se deve comer alimentos muitos pesados e nem gordurosos, mas também não se deve dormir com fome, comer uma fruta ou tomar um leite, dependendo do hábito alimentar, é mais recomendado.

Gordura localizada

Pessoas que consomem muitos doces tendem a formar os famosos “pneuzinhos” odiados pelas mulheres. Para evitar esse excesso de gordura armazenado, Coelho dá a dica: “se você tem uma caixa de bombom, coma um por dia, isso vai evitar que o organismo armazene gordura desnecessariamente, e ainda vai ajudar na diminuição de chance de doenças cardiovasculares”. O segredo é se alimentar bem o ano inteiro.

Quantidades

Mesmo se todas as pessoas saudáveis seguirem a dieta da pirâmide deverão prestar atenção as quantidades dos alimentos. Fernanda declarou que até o excesso de fibras pode fazer mal ao intestino, já que o solta muito e ainda atrapalha na absorção de nutrientes, já o excesso de carne pode sobrecarregar os rins. Isso acontece com todos os alimentos.

Suplementos

Apesar da nutricionista não recomendar o uso de suplementos, afirmou que eles permitem o aumento de massa muscular rapidamente, coisa que os jovens desejam muito. Ela afirmou que eles possuem contra indicação e sobrecarregam os rins, por esse motivo pessoas com tendência a ter insuficiência renal não podem consumi-los. Alimentos permitem o mesmo ganho de massa, mas em um tempo maior.


Saiba Mais


Dicas para uma alimentação saudável
Trocar o leite da roça pelo leite desnatado pode auxiliar a perder peso por conter menos gordura. Carnes gordurosas como carne de porco frita devem ser substituídas por uma carne branca sem pele. Ao preparar a verdura, o ideal é que a consuma cozida e sem muito óleo. Cozinhar os alimentos até o seu quase derretimento não é adequado já que várias de suas vitaminas ficarão na água, portanto o bom é cozinhar sem desmanchar os alimentos. Consumir comidas cruas permite um maior aproveitamento, desde que sejam consumidas logo após cortar ou ralar, pois o contato com o ar oxida e diminui a quantidade de nutrientes.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Reforma presidiária já!

Nesta semana presidiários dos estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Rondônia, Espírito Santo e Amapá, Distrito Federal e Minas Gerais puderam fazer a prova do Enem.

12 mil presos em 330 unidades prisionais fizeram a prova que teve suas questões modificadas, mas que manteve o nível de dificuldade. Antigamente os presos já podiam fazer o Enem, mas tinham que ser deslocados para os locais de prova definidos pelo MEC. Além de poderem prestar vestibular, os detentos podem fazer faculdade desde que a justiça assim o permita.

Enfim, até os detentos notaram que a educação pode modificar um país e a realidade deles. Eles desejam um futuro melhor assim que cumprirem a sua pena. Desejam voltar a ter uma completa cidadania, com direito a saúde, lazer, alimentação, educação e liberdade.

Esses presos mostram que com a persistência, podem alcançar o que almejam, mudar a sua história.

Atualmente o governo incentiva o poder privado a aceitar esses ex-detentos, dando uma segunda chance para essas pessoas que já cumpriram a sua pena. O que é muito justo, pensando no fato de que se a justiça acredita que aquele tempo é necessário, e já foi cumprido, o indivíduo já fez a sua parte.

O governo pede, mas não faz quase nada para que isso aconteça. Afinal, permitir que o detento possa sair da prisão, não garante que ele terá oportunidades suficientes de terminá-la. O que deveria ser feito, e há muito tempo já é necessária, é uma reforma presidiária. É necessário que o país modifique o modo com que trata esses presos,  aumente a quantidade de presídios para que eles tenham uma vida ao menos digna nesses locais e aumente o policiamento.

Mas esses três aspectos implicam em muitas outras coisas. A primeira de todas é que este ano é ano de eleição e por isso o presidente não pode começar nenhum projeto novo. Outro aspecto relevante é que seriam necessários ser gastos bilhões com novos presídios, coisa que o governo não deseja atualmente. Aumentar o policiamento implica em aumentar o gasto com esse setor. Primeiro pelo número, e segundo porque seria necessário treiná-los e principalmente seria necessário aumentar os salários desses vigilantes.

O pagamento destinado a esses policiais é muito baixo, o que os desanima a exercer função tão perigosa. Além disso, o número de policiais corruptos é tão alto porque é mais fácil ganhar dinheiro sendo desonesto e fechando os olhos para as irregularidades do que arriscando suas vidas com bandidos perigosos.

Obrigar os presidiários a exercerem uma profissão dentro dos presídios ao invés de pensar em fugas ajudaria-os a crescer, e ainda renderia um bom dinheiro para esses locais. Manteria-os ocupados! Produzir roupas, ou artigos em madeira são soluções já adotadas em outros países que resolveriam alguns desses problemas.

Mas essa reforma teria que ser feita em conjunto, e já, para evitar que episódios como Carandirú se repitam diariamente na nossa frente, e nos obriguem a colocar grades em nossas janelas...

Matéria publicada no blog Perspectiva Política em 10-01-10

sábado, 9 de janeiro de 2010

Ler é bacana!!!

Tenho o prazer de reproduzir a vocês, minha matéria com Thalita Rebouças. Uma escritora super fofa, de quem sou fã e sempre serei! Te amo Tha!


Muito falante, alegre, comunicativa, fluminense, chorona e fofa (como se auto-intitula) tivemos o imenso prazer de entrevistar uma das, se não a mais, escritora querida pelos adolescentes. Thalita Rebouças já lançou dez livros desde 2001 e para este ano planeja lançar mais dois.
A escritora nasceu em 1974 no Rio de Janeiro, e já aos seus 10 anos fazia livros, desenhava a capa, criava ilustrações, escrevia e revisava os textos (desde essa época já era fissurada com os acentos). Quando terminou o segundo grau prestou vestibular para Direito, mas trancou após 2 anos, transferiu para Jornalismo e trabalhou muito tempo nessa área.
Thalita percebeu em 2001 que gostava muito de inventar histórias e que jornalistas tinham de se ater a realidade, por esse motivo ela começou a escrever livros, realizando o seu sonho de infância e deixando a profissão um pouco de lado. O marido da escritora, também escritor, já tinha livros publicados e juntos escreveram “Um Caso de Cativeiro”. O livro foi editado e aprovado e logo depois, o livro ”Traição entre Amigas” foi encomendado e fez um enorme sucesso. Após isso, ela escreveu mais um livro e mandou para editora que aprovou e a partir daí não parou mais de escrever.
A escritora destina seus livros aos jovens, mas adultos de diversas idades também se apaixonam pelo seu trabalho. “Quando escrevi “Traição entre Amigas”, em 2000, o público de 13, 14 e 15 anos se apaixonou pelo livro e se identificou com a história. Enxerguei ali um nicho de mercado. Os adolescentes estavam carentes de livros, queriam se ver nas páginas e não conseguiam. Então resolvi focar somente neles. Por isso lancei “Tudo por Um Pop Star”, o primeiro lançado exclusivamente pensando no público teen” explicou.
Apesar de amar todas as suas publicações a “menina dos olhos” de Rebouças é “Uma Fada Veio me Visitar” que vai virar filme ano que vem.
Quando o sucesso aumentou e Thalita começou a visitar escolas, alguns adolescentes reclamavam com a escritora dizendo que ler era chato. A partir desse momento a escritora lançou uma campanha que foi aderida por vários artistas e pessoas do ramo: “LER É BACANA” com algumas variações como “Ler é irado" e "Ler é tuuudo de bom!". “No fundo, a mensagem é a mesma: adolescentes, percam a implicância com os livros e entendam que o hábito da leitura é maravilhoso! Livro é a melhor companhia. A gente leva pra qualquer lugar e viaja sem sair do lugar” acrescentou.
Após dominar o mercado brasileiro, Thalita saiu à procura de novos desafios e decidiu seguir carreira internacional: Portugal, diante a facilidade da língua. Atualmente ela faz um sucesso tremendo na terra dos nossos colonizadores e possui até uma parte do seu site dedicada inteiramente aos fãs portugueses.
Por falar em fã, Thalita se impressiona muito com a quantidade de fãs, possuindo até um fã-clube. Ela sempre sonhou em ter leitores, mas nunca imaginou que seria tão importante para chegar neste ponto e sempre que pode tira fotos com eles e se dedica a agradá-los. Tem uma relação muito estreita com eles possuindo twitter, email e tudo mais que possa aumentar a proximidade com esses jovens.
Para conseguir esse imenso público Thalita já gritou, já se fantasiou e já abordou pessoas em livrarias pedindo que elas conhecessem o seu trabalho afirmando que “A persistência me ajudou muito, sem dúvida”. Além disso, criou um diferencial para o seu livro, toda vez que autografa para alguém também beija o livro. “Tudo começou na Bienal do Rio de 2001, numa tarde de autógrafos. Uma das meninas da fila pediu pra que eu beijasse a folha com o autógrafo ao lado, e ele ficou tãããão fofo com aquela marquinha. Depois disso todas as meninas fizeram o mesmo pedido e essa passou a ser minha marca registrada”.
Seus próximos livros devem ser lançados neste ano e serão “Fala sério, filha!” dando sequência à série de maior sucesso da escritora e o outro “traz um menino como protagonista e está sendo muito divertido fazer. Gosto de me divertir. E quando trabalho penso que se eu me divirto na frente do computador, quem ler também vai se divertir” afirmou.
Thalita sempre sonhou também em ser entrevistada pelo apresentador Jô Soares e para isso colocou um link em seu site que mandava emails fazendo esse pedido para a produção do programa. Portanto, os fãs que clicavam mandavam milhares de pedidos. Depois de 4 anos ela foi chamada “foi demais a minha entrevista. Fiquei dois blocos e vendi muitos livros depois. Rsrsrs” brincou.
Logo depois ela foi chamada pela Ana Maria Braga e apresentou um quadro em seu programa no mês de janeiro do ano passado. “Adorei fazer o quadro. No intervalo da entrevista o Boninho, diretor da Globo, me convidou e eu topei na hora” acrescentou.
Atualmente ela apresenta um quadro no Vídeo Show chamado “Fala sério, Video Show” em que ela entrevista atores mirins. Questionada a respeito do tempo, afirmou: “Escrever é a paixão da minha vida. Sempre vou ter tempo pra isso. Se eu não escrever eu fico triste e eu estou nesta vida pra ser feliz”.
Thalita comprovou o que havia dito no começo da entrevista: ela é muito fofa e extremamente competente cativando cada dia leitores do mundo inteiro. Em Divinópolis seu sucesso já é tamanho que seus livros se esgotam na livraria. E deixa o seu recado: “Lembrem-se: ler é bacana”.

Obs: Matéria veiculada no Jornal Gazeta do Oeste no dia 9 de Janeiro de 2010

domingo, 3 de janeiro de 2010

O ano termina e começa outra vez

Olá caros leitores, feliz Ano Novo! Feliz 2010!

E é assim que devemos começar essa nova etapa da nossa vida, com os corações abertos e cheios de esperança. Afinal, este ano teremos dois fatos marcantes para a nossa história: Copa do Mundo e, não menos importante, eleições.

A Copa do Mundo este ano será realizada na África, poucos sortudos poderão comparecer aos jogos, mas garanto que todo brasileiro que tiver oportunidade, assistirá-os. Eles se preocuparão com a atuação de Dunga (que até então é o nosso treinador) e todos os jogadores convocados. Os brasileiros, e nisso eu me incluo, se preocuparão com o grupo em que o Brasil vai jogar, que consiste em: Portugal, Costa do Marfim e Coréia do Norte.

Todos os patriotas estarão preocupados com a Copa 2010, e caso o Brasil ganhe, sairão gritando pelas ruas que o seu país é campeão! Debocharão dos Argentinos e principalmente de Maradona (técnico) e de sua primeira Copa do Mundo.

O que me preocupa realmente, é que 2010 também é ano de eleição, e todos nós sabemos que o encontro das datas não é mera coincidência. Copa e eleição no mesmo ano, e com poucos meses de diferença, é mais uma artimanha do governo que deseja que os eleitores só enxerguem os seus candidatos quando for a hora de digitar os números na urna.

Eu, como Jornalista, luto para que a população se conscientize da importância de cada voto, e este blog luta para dar o máximo de informações a respeito dos candidatos. Os eleitores precisam saber que nenhuma guerra está perdida até que a última batalhe termine, nesse caso, até que os votos do segundo turno sejam contados.

Vocês, maiores de 16 anos, precisam lembrar que é necessário se preocupar, desde já, com quem vai ocupar as cadeiras do poder. Precisamos conhecer a fundo cada candidato e votar no melhor, mesmo que isso contrarie as pesquisas.

Precisamos pensar no futuro do nosso país e do nosso estado, porque as decisões que esse homens tomam influenciam a nossa vida, e inclusive, as próximas Copas do Mundo.

Pense consciente!